top of page

Nunca contribui para o INSS, posso me aposentar?

  • Foto do escritor: Juliana Mataruco
    Juliana Mataruco
  • 15 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de mar. de 2021

Muitas são as dúvidas geradas em torno desse questionamento: se mesmo não havendo contribuições para o INSS ainda assim é possível se aposentar.


clothes and shoes

Não são raras as pessoas que acham que basta completar uma determinada idade para solicitar sua aposentadoria.


Entretanto, primeiro precisamos entender que o sistema previdenciário brasileiro, ter por característica principal seu caráter contributivo e que tem por definição: todos os que contribuem para o INSS, estão contribuindo para o sistema e não para uma contraprestação exclusiva para si próprio (o nome disso é Previdência Privada).


Em outras palavras, todos que estão no sistema de Previdência Social do nosso país, tem direito a benefícios previdenciários e para se aposentar é necessário contribuir.


Aquele que não contribui para o sistema logo não tem direito algum sobre o montante de recolhimentos auferidos pelo governo, pois sua cota parte não foi recolhida (para haver recebimento, DEVE haver contribuição).


O que poucas pessoas compreendem é que a Previdência Social tem as mesmas características de um seguro.


Em regra, se faz o pagamento da contribuição à Seguradora (INSS), visando a cobertura de "ocorrências" que podem ser um acidente, morte, invalidez, idade avançada, prisão, etc., daí a denominação Seguro Social (Instituto Social do Seguro Social – INSS).


No entanto, aqueles que nunca contribuíram para o INSS por algum motivo (não poder trabalhar, ser pessoa incapaz, etc.) não podem ficar desamparados em casos de necessidade extrema.


É a forma do governo socorrer aqueles que não tem condições de prover o próprio sustento, nem o tem provido pela família.


A alternativa criada pelo governo foi a criação do benefício assistencial BPC (Benefício de Prestação Continuada, vulgarmente conhecido como LOAS que é a abreviação de Lei Orgânica da Assistência Social – Lei 8.742/93). Falaremos sobre isso em uma próxima oportunidade.


Quem deseja um dia se aposentar ou receber benefícios pelo INSS, deve contribuir para o Regime Geral de Previdência Social.

Para cada tipo de segurado há uma forma de contribuição específica e para não cometer erros que lá na frente podem não haver solução, procure uma Agência da Previdência Social ou um advogado especialista em Direito Previdenciário de sua confiança.

Gostou desse conteúdo? Se quiser esclarecer alguma dúvida, ou continuar falando sobre este assunto, estou disponível no Instagram @juliana.mataruco e também por e-mail: julianamataruco@gmail.com.

Para ficar por dentro do mundo do Direito Previdenciário, se inscreva na nossa Newsletter gratuita, assim você recebe informações exclusivas!



Comentarios


19_IMG_2099 - Copia.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Advogada especialista em Direito Previdenciário, com foco em Planejamento Previdenciário para Servidores Públicos e segurados do INSS.

Com mais de 5 anos de experiência no mercado jurídico, atuando nas esferas Administrativa e Judicial, ajudando clientes a obterem acesso aos diversos benefícios previdenciários existentes.

Fundadora do escritório Mataruco Advocacia, com sede física em Marília, São Paulo, mas com atendimento digital em todo o território nacional e internacional.

Copyright © 2024 Juliana Mataruco. Todos os direitos reservados.

bottom of page